A Sequência Engenharia realiza trabalhos de sismografia em diversos empreendimentos mineiros, tanto de minerações a céu aberto como subterrâneas. Além disso, desenvolvemos trabalhos também em obras civis (duplicação de rodovias, hidroelétricas, travessia de trincheiras sob linhas de transmissão, etc.).

Nestes estudos, a preocupação principal tem sido a compatibilização da atividade da mineradora e/ou obra civil com o convívio harmonioso com as comunidades que habitam o seu entorno e/ou a preservação das estruturas vizinhas às detonações.

Desde 2010 somos certificados como Laboratório com Reconhecimento de Competência segundo os requisitos da ABNT NBR ISO/IEC 17025:2005 no escopo de medição de velocidade de partícula e pressão acústica de acordo com a norma ABNT NBR 9653. Fomos a primeira empresa do Brasil a obter esta certificação. Dessa forma, nossas medições possuem reconhecimento público e validade perante qualquer processo judicial.

Para a realização destes estudos, a Sequência utiliza sismógrafos de engenharia dotados de geofones triaxiais e microfone, que nos permitem captar a vibração no maciço e a pressão acústica, (onda sonora) causadas pelas detonações.

   


Visando adequar os resultados obtidos à norma ABNT 9653/2005 e às normas internacionais (USBM, etc.), os dados coletados são analisados em softwares específicos que permitem elaborar curvas de atenuação das ondas, gerando tabelas que relacionam a carga máxima por espera possível para o desmonte, com a distância deste ao local onde possam estar ocorrendo problemas ou reclamações.